Cancelamento do doutorado e comunicado aos apoiadores da campanha solidária

Acidente e situação de saúde

Pisei em falso e caí no dia 25 de julho de 2022, tive que internar no Hospital Platão Araújo (ainda penso em escrever o relato da experiência) em Manaus. Fui operada quatro dias depois do acidente, levei alta no quinto dia e saí com atestado de 90 dias, com fios metálicos no braço para recuperar a fratura no úmero proximal. Após três meses de recuperação, os fios metálicos foram retirados, o médico liberou do atestado com encaminhamento para fazer fisioterapia motora, no qual estou fazendo até o presente momento.



Doutorado em Antropologia: Políticas e Imagens da Cultura e Museologia, na Universidade Nova de Lisboa

Eu não pude participar das aulas presenciais no período de 19/09 a 29/10 pela minha situação médica (atestado médico enviado dia 10/08 com perguntas pertinentes sobre como proceder a partir daquele momento). Um mês depois me foi negado aula online e avisado que os professores foram informados que eu perderia as primeiras aulas. No dia 31/10 eu entrei em contato sobre o término do atestado médico, e quando fui respondida me senti prejudicada por supostamente por algum problema de comunicação entre o Departamento de Antropologia e Coordenação do Programa Doutoral. 

Cara Rila Arruda

Escrevo-lhe como Coordenadora do Programa Doutoral em Antropologia: Políticas e Imagens da Cultura e Museologia, congratulando-me muito com a sua recuperação.
Contudo, e dado que não tínhamos recebido qualquer indicação  relativa à sua situação torna-se muito complicado recuperar o tempo da sua ausência. Nesse sentido
e porque no ano que vem este Doutoramento em Associação não abrirá, proponho-lhe o seguinte:

1) inicie a frequência do  Doutoramento em Associação a que se candidatou  no segundo semestre, fazendo as duas cadeiras opcionais e o seminário de Políticas e Imagens da Cultura (não poderá entregar o projecto de tese porque fica com a parte curricular incompleta)
2) Candidate-se novamente no ano que vem ao Doutoramento em Antropologia da FCSH-NOVA (não em associação), que tem uma especialidade em Políticas e Imagens da Cultura e Museologia
3) Na candidatura poderá pedir equivalência das cadeiras feitas este ano (no Doutoramento em Associação) e frequentar, no primeiro semestre do ano que vem (Outubro/JAneiro) os seminários em oferta no novo programa de Teoria e de Metodologia, e no segundo o de Trabalho de Projecto ficando assim com a parte curricular completa para submeter o seu projeto de tese no Doutoramento em Antropologia da FCSH NOVA (não em associação), com especialidade em Políticas e Imagens da Cultura e Museologia
Esta será a única maneira de não perder as propinas que imagino já ter pago este ano, embora, segundo entendi, a tempo parcial.
Se concordar com esta solução confirme, por favor, com os serviços de doutoramento em cc, da sua exequibilidade e de eventuais custos acrescidos que isto possa ter.

Cordialmente

Gostaria de apontar que as questões que enviei no mês de agosto não foram respondidas, apenas me foi negado aula online no tempo de vigência do meu atestado médico e não me comunicaram que o programa doutoral não continuaria no ano que vem, logo não poderia recuperar as disciplinas obrigatórias caso eu perdesse esse semestre de 2022.



Dada toda essa situação de incerteza e risco, hoje eu dei entrada no cancelamento da matrícula no Núcleo de Doutoramentos da Universidade Nova de Lisboa e no sistema do Infoestudante. Eu já tive custos para o visto de estudante (quase 1 mil reais) e com a taxa anual da universidade (1.500 euros), e não posso ter mais custos de fazer outra candidatura, se eu quiser continuar, e demorar mais tempo para conclusão. É um risco fazer o próximo semestre e saber que não poderei continuar se eu não for aprovada em outra candidatura, pois eu escolhi o programa doutoral e não outro. Isso também impediria de conseguir uma bolsa de pesquisa.

Conclusão: Mesmo recuperada da fratura, eu perdi o semestre! Algo que poderia ter se resolvido online por apenas um mês e onze dias me foi negado (a universidade tem essa estrutura nas salas). Sem bolsa de pesquisa, com taxa anual toda paga e com visto de estudante pago, o programa não vai mais abrir seleção, e se eu quiser ainda continuar a fazer doutorado teria que entrar com outra candidatura pra outro programa de Antropologia. Hoje além do pedido de cancelamento da matrícula, solicitei o ressarcimento da taxa anual.

O que fazer com a Campanha Solidária realizada?

Link da campanha: https://museusdoam.blogspot.com/2022/05/acoes-para-recursos-financeiros.html

Agora vou propor alternativa de compensação ou devolução de quem participou das ações que realizei de arrecadação de recursos financeiros na ausência de bolsa.

Sobre a Rifa - não vejo necessidade de devolução do dinheiro, devido que houve 8 prêmios entregues, no qual os ganhadores foram: Cláudio Pinheiro, Patrícia Sampaio, Monique Arruda, Ivalmir Machado, Leandro Porto, Pedro Mansour, Ítalo Lima e Fátima Pinho. Total: 2.500 reais, usado boa parte nas taxas consulares do visto de estudante, sedex e cartório.

Sobre a Vaquinha Virtual - quem quiser o valor doado de volta só me mandar e-mail com chave pix que eu devolvo, quem não quiser de volta posso botar o nome no sorteio das três obras de arte do Turenko Beça, da Verônica Falcón e do Syd no dia 30 de novembro de 2022. Total: 4.150 reais arrecadado. Link da vaquinha: https://www.vakinha.com.br/2851485



Sobre o cachê das atividades realizadas para a SEC-AM - eu não vejo necessidade de devolução já que ofereci um serviço especializado para atividades formativas gratuitas à população manauara. O pedido e uso do recurso entrou como atividade formativa especial via AADC, logo estou dentro das normas vigentes. 

Sobre a venda do livro Museus do Amazonas na barraca da @janelasdemanaus  no evento municipal Festival Passo a Paço nos dias 03, 04, 05 e 06 de setembro de 2022 foi realizada com arrecadação de 175,00 reais.

Sobre o Brechó - foi doação de amigas próximas, com o valor levantado de 555 reais, com sobras de objetos para venda.

E as fomentadores de pesquisa no Brasil?

A modalidade de bolsa de mestrado e de doutorado para o exterior está suspensa na CAPES e no CNPq (fomentadoras nacionais) desde 2019 pelo atual governo federal. Na fomentadora estadual do Amazonas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas -FAPEAM, não tem edital dessa modalidade, por isso eu fiz um   levantamento dos brasileiros - amazonenses - que estão sem bolsa de pesquisa de mestrado e de doutorado fora do Brasil. O levantamento dos pesquisadores foi enviado, juntamente com ofício de pedido de edital específico, à FAPEAM. A fomentadora estadual respondeu que realmente não havia edital para tal e que colocaria no pauta do planejamento do ano que vem o referido pedido coletivo.

Agradecimentos


Espero compreensão de todos sobre minha situação. Eu realmente precisaria de cuidadora se eu fosse com fios metálicos no braço em setembro para Portugal, não poderia escrever e nem usar notebook no período da recuperação médica. Se eu soubesse que o programa iria acabar, eu teria insistido novamente em pedir aula online até eu chegar presencialmente para aulas a partir do dia 31/10, ou não teria pago a taxa anual, e nem ter organizada minha mudança para esse mês de novembro.

Para quem não sabe, só no Brasil a universidade é pública e gratuita, todos os outros países cobram taxa semestral ou anual, podendo ser parceladas ou não. Não há muitas bolsas de pesquisas para as pós-graduações (mestrado e doutorado) fora do Brasil. Estudei a minha vida toda em escola pública, tive duas bolsas de pesquisa do CNPq em universidade pública, nunca fui herdeira, nunca tive "apadrinhamento" para conseguir trabalho e na minha trajetória laboral sempre foi por processos seletivos, concursos, ou indicações por notório saber.

Agradeço a todos que colaboraram na campanha de alguma forma, os que fizeram doação direta ou somente compartilharam para ajudar. Família e amigos foram fundamentais na campanha. Realmente ter uma rede de conexões sociais contribuiu em todo o processo da campanha solidária. Serei eternamente grata!

PS: Sugiro compartilhamento desse link do comunicado às pessoas que colaboraram.

Atualização no dia 30 de novembro de 2022:
- Vencedores do sorteio das obras de arte: Monique Albuquerque, Esthefane de Oliveira Carvalho e Luís Fernando Guedes.


Rila Arruda - pesquisadora autônoma
E-mail: rila.arruda@gmail.com
Linkedin: Rila Arruda
Youtube: Rila Arruda

Comentários

  1. Rila, sinto muitíssimo por toda essa situação. À mim, não tens que devolver absolutamente nada. Tens toda minha solidariedade. Um grande abraço pra você!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas