Nota de Repúdio à ocupação do Museu da Cidade de Manaus



Nós, do Movimento Abrace Um Museu, viemos tornar público sobre a ocupação do Museu da Cidade de Manaus para fins administrativos da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos - ManausCult e do Conselho Municipal de Política Cultural - ConCultura. Constatamos a utilização do Salão Nobre e seus móveis históricos para reuniões internas e públicas da Presidência da ManausCult, podendo ser vista pelas sucessivas imagens publicadas pelas mídias digitais oficiais e imprensa local. Os respectivos móveis foram restaurados no ano de 2013 e são os únicos que se manteram no tempo, mesmo com o contínuo abandono e descaso, e hoje estão em exposição permanente no Salão Nobre (mesa de reunião, mesa do prefeito e aparadores). Também tomamos conhecimento da ocupação de salas internas do Museu para sede oficial administrativa do Conselho Municipal de Política Cultural. Recomendamos tecnicamente a não utilização dos móveis históricos do Salão Nobre e não ocupação das salas internas para sedes administrativas que não sejam do Museu. Estamos em estado de calamidade pública devido à pandemia e o Museu está fechado temporariamente, entretanto, isso não pode ser justificativa para desvirtuar o objetivo da instituição. Aproveitamos o momento para questionarmos: cadê a licitação de aluguel de prédios para as sedes administrativas da ManausCult e do Conselho? Já que a sede administrativa da ManausCult está no Café Teatro.



Abrace Um Museu é composto por Museólogos, Historiadores, Arqueólogos, Cientistas Sociais, Educadores Museais, Arte-Educadores, Pesquisadores e Público de Museus.

Comentários

  1. Tenho acompanhado a presença do Concultura, e algumas reuniões eventuais da Manauscult, no Museu de Manaus, desde março de 2020, e não percebi nenhum prejuízo ao patrimônio público, pelo contrário, têm mantido os prédios e móveis bem limpos e com segurança, por conta da pandemia que obrigou o fechamento e visitação pública dos espaços. O Concultura foi instalado provisoriamente num anexo da área administrativa do Museu Cidade de Manaus porque ficou sem sede na gestão municipal anterior em razão do enfrentamento à pandemia do Covid-19.

    ResponderExcluir
  2. Estamos à disposição para maiores esclarecimentos. Leonardo Novellino

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas