"Museus, viagens e aprendizados" – Sílvia Moraes | Semana Nacional dos Museus 2020

Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, na Semana Nacional dos Museus 2020, venho relatar um pouco da minha experiência nesse espaço ainda pouco explorado por mim. Talvez eu nunca tenha aprendido o que é, e/ou como experenciar um Museu. Daí minha pouca habilidade em frequentá-los. Com o tempo a gente vai aprendendo aquilo que não se aprende na escola. 

Hoje, já com o pensamento bem mais amadurecido, compreendo a importância desse lugar na cidade, um lugar de tomar ciência, de conhecer a própria história, de reconhecer-se no passado e percebe-se no futuro. Em Manaus, minha cidade natal, não possuo ainda o hábito de programar visitas aos Museus, em todas as vezes que fui certamente foi algo não planejado. Esse ano em viagem ao Rio de Janeiro, visitei três Museus: Museu do Amanhã, O Real Gabinete Português de Leitura e o Museu de Arte do Rio – MAR.

No Museu do Amanhã, Rio de Janeiro. Fonte: Acervo pessoal, 2020.

No primeiro museu que visitei dessa viagem, o Museu do Amanhã, eu vi uma exposição sobre a trajetória do homem na terra e como o uso incorreto dos recursos naturais pode nos afetar no amanhã. A segunda visitação, dessa viagem, foi no Real Gabinete Português de Leitura, que não sei exatamente se é considerado um Museu, mas foi bem interessante conhecer o espaço. Por fim, visitei o MAR (Museu de Arte do Rio), que eu sempre recebo e-mails sobre exposições novas, e como estava na cidade aproveitei pra conferir a estreia da exposição sobre RUA. Essa é uma temática que gosto muito de ler dentro da perspectiva da Antropologia Urbana, perceber a rua como um lugar de manifestação, de deambulações, um lugar de ruínas, de mobilidade, de trabalho, de perigo É claro que curti muito essa exposição, que além da galeria em si, contou também com show do B-Negão e outros artistas. 

No Real Gabinete Português de Leitura, Rio de Janeiro.
Fonte: Acervo pessoal, 2020

Exposição Rua no MAR, Rio de Janeiro.
Fonte: acervo pessoal, 2020.



Sílvia Ribeiro de Moraes

Professora de Filosofia da Rede Pública de Ensino 

Pós-graduanda em Gestão de Projetos 

Instragram: @_silvitcha_



Os cidadãos amazonenses estão ocupando virtualmente o Blog Museus do Amazonas, na Semana Nacional dos Museus 2020, devido à pandemia Covid-19.


Comentários

Postagens mais visitadas