"A falta que um museu me faz" - Cláudio Pinheiro | Semana Nacional dos Museus 2020

Assim como a maioria das pessoas, eu gosto bastante de viajar sempre que posso, e uma característica minha é que sempre procuro visitar algum museu por onde passo. Em abril de 2019, em uma rápida visita a Belo Horizonte para um evento, aproveitei para conhecer dois: o Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, na própria capital, e o Museu da Inconfidência, num bate-e-volta em Ouro Preto no dia seguinte, antes do voo de volta. 

Museu da Inconfidência, Outro Preto - MG.
Fonte: acervo pessoal, 2019.


O Museu da Inconfidência é parada OBRIGATÓRIA para quem visita Ouro Preto pela enorme relevância para a história do estado de Minas Gerais, e também do Brasil. A inconfidência mineira é o marco histórico mais representativo de MG, que produziu desde a bandeira do estado até um dos mais icônicos "heróis" nacionais: Tiradentes.

Panteão: onde estão sepultados os inconfidentes.
Museu da Inconfidência, Ouro Preto, MG.
Fonte: acervo pessoal, 2019.

Durante a imersão no passado sobre essa minha visitação, foi inevitável a lembrança do período mais representativo do meu estado (Amazonas), o período do ciclo da borracha, logo lembrei com tristeza do Museu do Porto, o qual tive oportunidade de visitar pela primeira vez em 1996 e hoje se encontra em situação lastimável. Uma opção que temos de reviver as memórias dessa época é o Museu do Seringal, mas confesso que me incomoda o fato do acesso ao local (por mais que seja interessante) não ajude em sua popularização, um grande contraste com localização do Museu da Inconfidência bem na Praça Tiradentes, no olho do furação de Ouro Preto.

Exposição "Era dos Répteis".
Museu de Ciências Naturais, MG.
Fonte: acervo pessoal, 2019.

Mas escolhi relatar essa experiência porque algo me intriga e me dói ainda mais nessa história: a lembrança de não termos mais nosso Museu de Ciências Naturais da Amazônia, em Manaus.

Ao andar por todo aquele acervo com inúmeros exemplares da fauna e da flora (extintos e atuais) do país, no Museu de Ciências Naturais em MG, martelava-me o cérebro a culpa de não ter visitado a tempo o nosso Museu de Ciências Naturais em Manaus, criado pela colônia japonesa em Manaus e que, "marginalizado" pelo estado, agonizou por alguns anos com a baixa visitação e pouco recurso financeiro até ser finalmente fechado. 

Exposição "O Cerrado".
Museu de Ciências Naturais, MG.
Fonte: acervo pessoal, 2019.


Eu sou engenheiro eletricista por formação, admirador da física, cosmologia, química e tantas outras ciências naturais, e entendo esse tipo de local como um enorme catalisador do interesse pela ciência, principalmente para o público jovem. A falta desse museu aqui em Manaus me remete diretamente ao atual fenômeno do negacionismo científico. 

Sério! É triste.


Cláudio Pinheiro

Engenheiro Eletricista

Professor de Ensino Superior

Mestre em Automação de Sistemas

Instagram, Twitter e Facebook: @cldpinheiro




Os cidadãos amazonenses estão ocupando virtualmente o Blog Museus do Amazonas, na Semana Nacional dos Museus 2020, devido à pandemia Covid-19. 


Comentários

Postagens mais visitadas