Museu Crizantho Jobim, IGHA


O antigo Museu Rondon, do senhor Crizantho Jobim, foi criado em 1917 e estava localizado numa casa na Avenida Epaminondas, Centro de Manaus. O acervo foi vendido ao Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas - IGHA em 1934 por CR$ 15,00, e passou a ser denominado Museu Etnográfico Crizantho Jobim. 

O museu está instalado no primeiro térreo do IGHA, na Rua Bernardo Ramos, Centro Histórico. Nos dois salões de exposições há diversas peças arqueológicas, como grandes urnas funerárias de cerâmica (uma com ossos humanos), artefatos etnográficos de diferentes povos indígenas, um canhão, uma maquete do Forte de São José do Rio Negro, e ainda possui uma sala reproduzindo um gabinete de curiosidades.  Portanto, o museu possui um dos acervos mais antigos que se tem notícia em Manaus.

Endereço: Rua Bernardo Ramos, N° 117, Centro Histórico de Manaus.
Funcionamento: Segunda à sexta, de 08 às 12h00. 
Contato: (92) 3622-1260

Para visualizar o espaço:

Rila Arruda - pesquisa e texto
Contato: rila.arruda@gmail.com
Fotos: Douglas Machado 

*Não reproduzir esse texto para outros sites sem minha autorização. Apenas usar como fonte, seja na citação direta ou indireta escrita ou falada, dando os devidos créditos da autora e do blog. Copiar sem autorização é Crime de Violação aos Direitos Autorais no Art. 184 – Código Penal Brasileiro.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas