Seminário "Pequenos Museus Etnográficos" 02/12/11

O Museu Amazônico (UFAM) e o INCT Brasil Plural (FAPEAM, FAPESC e CNPq)  promovem o Seminário “Pequenos Museus Etnográficos”, com a presença de Prof. Dr. Vincenzo Padiglione (Sapienza Università di Roma) – “Um museu comunitário interpretativo: um olhar antropológico” e
Sr.Nino Fernandes (Museu Magüta) – “A experiência de um museu indígena”.
Mediação: Profa. Dra. Maria Helena Ortolan (Museu Amazônico/UFAM).

Com participação da Prof  Dr. Sérgio Ivan Gil Braga (Superintendente do IPHAN), Nazarene Maia   (Diretora de Museus da SEC). Deise Lucy Oliveira Montardo (PPGAS/UFAM), Cristian Pio Ávila (Seção de Patrimônio Imaterial da SEC), Rila Arruda (pesquisadora de políticas culturais e museus), e a  Museóloga  Regina Lúcia de Souza Vasconcellos (Dep. De Biblioteconomia/UFAM).




Promoção : INCT Instituto Brasil Plural, Museu Amazônico, PPGAS.
Local : Auditório do Palacete Provincial, praça Heliodoro Balbi - Centro, Manaus/AM
Dia : 02 de dezembro
Hora : 14:00 horas  

Antropólogo Vincenzo Padiglione
Vicenzo Padiglione é  professor associado da  Sapienza Università di Roma. Leciona antropologia cultural, museologia e etnografia da comunicação. É diretor da Revista “Antropologia Museale”. Concebeu e realizou o Etnomuseo Monti Lepini di Roccagorga, e o “Museo del Brigantaggio di Iri e di Cellere”. Entre as inúmeras pesquisas e publicações destacamos as  que refletem sobre os temas da memória, da museologia e da violência, como “Storie contese e ragioni culturali”.

Nino Fernandes
Coordenador do Museu Magüta, o primeiro museu indígena do Brasil, com acervo Tikuna, localizado na cidade de Benjamin Constant, AM.


Comentários

Postagens mais visitadas