"Museu: memória afetiva e reflexiva" - Márcia Rebeca | Semana Nacional dos Museus 2020

Os museus sempre foram parte da minha realidade, muito pelo universo de pesquisa que meus pais viviam (territórios indígenas) E também pelo estímulo escolar. Tenho lembranças de visitas ao Museu do Índio, em Manaus, e como eu ficava inquieta e perguntando sobre tudo que via. Com o passar dos anos, eu comecei a fazer meu próprio caminho pelos museus. 

Cada museu traz uma experiência sensorial e de reflexão que me atingem em cheio. Sempre vou embora me perguntando: por que os museus não fazem parte do nosso cotidiano? Essa semana conversava com amigas sobre como as experiências museais são importantes para facilitar a aprendizagem das crianças, principalmente num momento como o atual em que foi preciso ressignificar os processos de aprendizagem. 

No Memorial JK, Brasília.
Fonte: Acervo pessoal, 2019.

Tive a oportunidade de visitar muitos museus, alguns com muita interatividade, no qual eu acredito que são ótimos para despertar o apreço pelo museu, ou seja, são bons para as primeiras experiências de uma criança com este ambiente. Dentre eles eu destaco o Museu do Futebol, o Museu da Língua Portuguesa, e o Museu do Catavento, todos em São Paulo. Outros me marcaram pelo simbolismo, como Museu dos Direitos Humanos, no Chile. Eu lembro de ter deixado o museu chorando. Impossível não se emocionar ao reviver memórias tão duras para um país. 

No Museu do Catavento, São Paulo.
Fonte: acervo pessoal, 2017.

Essas memórias que os museus nos trazem são importantes para que possamos ter uma análise crítica sobre o passado e compreendermos a complexidade do mundo. Foi dentro dessa complexidade e reflexão que eu me vi ao pisar no Museu do Louvre e no Museu do Vaticano. Um mix de emoções tomou conta de mim, primeiro porque eu estava tendo o privilégio de visitar lugares que eu considerava inacessíveis, e por toda a reflexão que eu pude ter ali. É impossível visitar o Museu do Vaticano e não se deslumbrar com a riqueza, com as obras que nós só vemos em livro, mas acima de tudo, é impossível não refletir sobre a história, sobre o impacto da igreja católica na história do mundo. 

No Museu do Vaticano. Fonte: acervo pessoal, 2018.

Com a concorrida Monalisa no Museu do Louvre.
Fonte: acervo pessoal, 2018
.

Esse impacto que eu descrevo, nós podemos sentir aqui perto, não é preciso ir para muito longe para refletir questões dentro de um museu. Manaus tem uma boa oferta desses espaços. Uma volta pelo Centro nos permite experimentar vários deles. São lugares onde podemos nos conectar com obras e artistas incríveis, que através da arte nos permitem um novo olhar sobre a nossa vida, numa reflexão sobre a nossa história.  

No Museu da Cidade de Manaus. Fonte: Acervo pessoal, 2019.



Márcia Rebeca 

Professora de Química,  Estudante de Ciências Sociais e

Mestranda em Ensino Tecnológico

Instagram: @marciarebecas

Twitter: @marciarebeca

 

 

Os cidadãos amazonenses estão ocupando virtualmente o Blog Museus do Amazonas, na Semana Nacional dos Museus 2020, devido à pandemia Covid-19.

Comentários


  1. Ela me indicou o tour virtual do Museu de História Natural de Nova Iorque e imediatamente lembrei do filme. Associei os dois na experiência com a minha filha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas